Blog & Notícias

Novembro Azul 2020

Novembro Azul 2020

O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a saúde da população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. "Diariamente 42 homens morrem em decorrência dessa doença e aproximadamente 3 milhões vivem com a mesma", segundo o Ministério da Saúde.

Conforme os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ em decorrência do biênio  (2018/2019), e estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos da doença.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis a cada 10 casos são diagnosticados em homens acima de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.


SINAIS E SINTOMAS

Segundo o INCA em sua fase inicial, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma por ser um câncer que tem uma evolução silenciosa ou, quando apresentam algum sintoma, são semelhantes ao do crescimento benigno de próstata.

Sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta com o médico:

  •  Dificuldades ao urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes;
  • Dificuldade de interromper o ato da urina;
  • Necessidade de fazer força para manter o jato da urina;
  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos);
  • Problemas em conseguir manter a ereção;
  • Dor durante a passagem de urina.

Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 95% dos casos a doença aparece em estágio avançado, sendo raro apresentar sintomas em fase inicial. Homens a partir de 50 anos de idade devem procurar um urologista anualmente para  a realização dos exames, como, o exame físico (toque) da próstata.

O Novembro Azul é um mês de conscientização contra o câncer de próstata, mas a saúde do homem deve ser acompanhada por um especialista (urologista) frequentemente. Estamos aqui para ajudar!

Atenciosamente,

Equipe Doutor Clínico.



 

Deixe seus Comentários